Produtos
Ingrediente alimentício supera desafios de formulação efervescente para áreas produtivas sem controle de umidade
09/01/2020 Por Chemyunion
O desconforto ou a dificuldade com a deglutição de comprimidos é uma questão crítica em todo o mundo. Atinge não só crianças mas também adultos e idosos, estes últimos impulsionados por limitações relacionadas ao envelhecimento e doenças que comprometem os músculos, atraindo a atenção das indústrias orientadas para a saúde e bem-estar.
Assim, produtos efervescentes tornaram-se uma ótima alterativa para pessoas que apresentam desde um simples incômodo para deglutir à fobia de engasgar, já que a diluição do comprimido em líquido torna este processo mais agradável e próximo das situações naturais, afinal, não somos condicionados a engolir sólidos sem mastigar.
No entanto, ainda existe um importante desafio a ser superado pelos profissionais que trabalham com comprimidos e pós efervescentes, uma vez que seu desenvolvimento vai além da escolha adequada de ingredientes e processo de produção envolvendo, sobretudo, a exigência de áreas com controle rigoroso de umidade para que as formulações cheguem ao consumidor final em sua melhor performance e eficácia.
Um dos mais importantes aspectos do desenvolvimento e produção de comprimidos é a escolha apropriada dos ingredientes empregados em sua formulação. Propriedades físico-químicas como densidade, tamanho e distribuição das partículas, além das propriedades mecânicas, ditam o comportamento da formulação durante o processo de compressão.
Este processo envolve duas operações sequenciais: mistura de pós e compressão. Quando comparada com o processo de granulação, a compressão direta oferece muitas vantagens, principalmente no que se refere a redução das etapas de produção, otimizando o rendimento e minimizando o surgimento de produtos fora de especificação.
Quando se pretende produzir comprimidos por compressão direta, a escolha do ingrediente de carga/filler é extremamente crítica, pois normalmente é o ingrediente presente na formulação em maior quantidade. Ele deve ter bom poder de diluição e boa fluidez, além de apresentar uma boa distribuição do tamanho de partículas de modo a favorecer as condições de mistura e compressão.
Somam-se a estes quesitos o processo de aglomeração, que consiste em unir intrinsicamente as partículas de forma que fiquem uniformes, mais densas e compressíveis. E nos casos de produtos efervescentes, as exigências relacionadas ao controle de umidade, ou mesmo o uso de embalagens especiais.
Atenta aos desafios relacionados à saúde e qualidade de vida, a Chemyunion - Unidade de Negócio Life Sciences - criou o Descarb EFE AL, um ingrediente com excelentes propriedades para utilização em formulações nutracêuticas (suplementos alimentícios) efervescentes para aplicação em comprimidos por compressão direta e pós, com a vantagem de permitir o desenvolvimento SEM a necessidade de utilização de áreas produtivas específicas com controle rigoroso de umidade, ou mesmo o uso embalagens especiais.
O Descarb EFE AL foi desenvolvido através de um processo diferenciado de microaglomeração de partículas, onde os ingredientes são coprocessados com amido pré-gelatinizado. Sua composição é isenta de bicarbonato de sódio, ou seja, não contém sódio, o que é extremamente benéfico para o consumidor final. Além deste benefício, Descarb EFE AL é um produto muito estável, evitando efervescência prematura e é sugar free.
Apresenta destacado poder de compactação, não exigindo a utilização de outros agentes de compactação na formulação. Como resultado, obtém-se comprimidos com excelente dureza e características efervescentes. O Descarb EFE AL pode ser utilizado como agente superdesintegrante, melhorando os perfis organoléptico e de sabor, além de possibilitar a utilização de qualquer tipo de embalagem primária como strip, blister, frasco plástico, sachê e stick.
Benefícios
• Tamanho de partícula reduzido
• Excelente estabilidade
• Alto poder de compactação
• Ótimo fluxo
• Comprimidos uniformes com destacada dureza
• Possibilita trabalhar com menor pressão na compressão
• Maior produtividade
• Elimina a efervescência prematura
• Exclui a necessidade de utilização de área produtiva com rigoroso controle de umidade
• Zero sódio
• Sugar free
• Diminui o número de etapas produtivas
• Uso de qualquer embalagem primária